05 fevereiro 2011

Os nove limites do planeta

Os nove limites do planeta

Johan Rockström, é professor de gestão de recursos naturais na Universidade de Estocolmo e director executivo do Stockholm Environment Institute e do Stockholm Resilience Centre. É um cientista reconhecido internacionalmente em questões de sustentabilidade global, tendo liderado uma nova abordagem ao identificar nove processos chave e os respectivos limites (Limites Planetários ou planetary boundaries), a partir dos quais o sistema global entra em desequilíbrio e risco de colapso. Segundo o estudo, em que trabalhou com mais 29 cientistas, dos nove limites, três foram já ultrapassado!
http://www.ted.com/talks/johan_rockstrom_let_the_environment_guide_our_development.html
Boa sorte.

2 comentários:

taxicomum disse...

Mais pedradas:http://ecosfera.publico.pt/

Enviado por Ricardo Noblat - 16.2.2011 | 19h45m
GERAL
A Terra está a viver a sexta extinção em massa
Teresa Firmino, jornal português Público

Qual vai ser o impacto das alterações climáticas na árvore da vida, no final do século XXI? Pela primeira vez, um artigo, publicado amanhã, quinta-feira, pela equipa do biólogo Miguel Araújo na revista Nature, avaliou os efeitos das alterações do clima na árvore da vida. A Terra pode estar a viver a sexta extinção em massa, desta vez pela mão humana, se não forem travadas as emissões de gases com efeito de estufa.

Já houve cinco momentos de desaparecimento maciço de biodiversidade, causados por fenómenos geológicos catastróficos — como a colisão de um asteróide com a Terra há 65 milhões de anos, que ficou famosa porque, entre os desaparecidos, estavam os dinossauros. Agora, devido às alterações do clima pela ação humana, há a tese de que a Terra estará a viver a sexta extinção em massa.

Mas uma vaga de desaparecimentos tem de cumprir quatro condições para ser uma extinção em massa, explica Miguel Araújo, coordenador do pólo na Universidade de Évora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos: tem de ocorrer de forma generalizada em todo o mundo; num período de tempo geológico curto; envolver grandes quantidades de espécies; e afectar espécies de um leque vasto de grupos biológicos.

Leia mais em ATerra estará a viver a sexta extinção em massa por causa das alterações do clima

BOA SORTE.

Danilo Haritz Psicólogo disse...

Wa Mor,
Peço desculpas, pois eu deletei involuntariamente o seu comentário sobre o catamarã para transformar em caiaque a vela.
Dá para reenviar? Eu gostaria de conhecer este catamarã, vc tem imagens?
O outro comentário sobre equilibrio vela x resistência lateral, eu já respondi.
Um abraço,